Páginas

domingo, 5 de setembro de 2010

Corinthians, Corinthians.. ontem, hoje e amanhã..

Corinthianos Republicanos Populares, vocês viram tudo o que se passou em nossa pátria Popular durante essa semana? Pois é, eu não tinha noção do tamanho do Corinthians, não imaginava que um clube de futebol tivesse o poder de parar uma cidade, de transformar uma nação, de reunir quase 150 mil pessoas para festejar um aniversário, ouso dizer que foi o maior Parabéns pra você da história!
Em pensar que toda essa história teve início lá no começo do século passado, para ser mais exato em 1º de setembro de 1910, quando Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira, Anselmo da Costa e Miguel Bataglia, os primeiros loucos dessa pátria, juntaram uns oito ou nove amigos no bairro do Bom Retiro, na esquina da Rua dos Imigrantes com a Rua dos Italianos e decidiram que ali teria o início o time que teria como dono, o povo.
Nos anos seguintes, foram glórias, títulos, craques, ídolos, esquadrões, invasões, 100 anos de tudo isso, e dentro desses anos todos, rolou até um certo jejum, 23 anos sem títulos paulistas, isso mesmo, paulistas, porque Rio-São Paulo, Torneios Nacionais e Internacionais de menor expressão, e até a Pequena taça do Mundo (o mundial da época) o Timão levou pra casa.
Mas nem os títulos dos Centenários, o da Independência em 1922 e o quarto centenário da cidade de São Paulo em 54, nem a quebra do Jejum de 77, nem os Brasileiros de 1990(comandados por Neto) e 2005 (com os craques argentinos Tevez e Mascherano), nem mesmo o timaço do fim da década de 90, que foi bi-Brasileiro e campeão do mundo, nada, nada, nada mesmo se compara a semana do Centenário da República Popular do Corinthians!
A festa teve um pontapé Inicial na quinta-feira, quando vazou a notícia de que a Fiel vai ter uma Arena, agora além de nossa casa (o Parque São Jorge), do nosso estádio (o Pacaembu) e do salão de festas (ou Buffet, como preferem as meninas do Morumbi, que administram o local), teremos também uma Arena, ao lado da nossa Estação (CORINTHIANS-Itaquera), Arena onde será realizada a abertura da Copa do Mundo no nosso país. Considerando que a abertura da Copa é uma grande festa, todos já imaginavam que o nosso Salão seria perfeito, mas é como eu sempre digo: Nem a pau, Juvenal! O estádio de São Paulo na Copa é o do Corinthians, mas uma vitória pra cima do nosso eterno Freguês.
No jogo pré-Centenário, a festa foi linda no Pacaembú, vitória sobre o Vitória, 2x1! Alí foi dado o pontapé inicial das comemorações dos 100 anos! No Domingo, show no ginásio do Parque São Jorge, ginásio que vem se transformando em um verdadeiro caldeirão do clube nos jogos de Futsal, não tem pra ninguém lá dentro, e o Timão é líder da Liga Nacional!
No dia 31, quase 150mil pessoas se reuniram no Anhangabaú para cantar o maior parabéns pra você da história! E fogos poderam ser ouvidos de qualquer lugar do Brasil, quiçá do mundo! No dia da festa, o primeiro dia do mês de setembro, mais festa... A revitalização do marco zero no Bom Retiro e o abraço Fiel no Parque São Jorge deixaram a festa cada vez mais linda. Dentro de campo, não teve o Timão, mas no Maracanã, o Pequeno Verde da Barra Funda, como bom time pequeno que é, arrancou dois pontinhos do Fluminense, nos ajudando na conquista do primeiro turno do Brasileiro, título que conquistaremos no dia 13/10 contra o Vasco no encerramento da primeira metade da competição.
Pra encerrar com chave de ouro as comemorações do centenário, resolveram falar pros craques alvi-negros que o time verde que tinha acabado de fazer um gol no Júlio César dia 4, era o Palmeiras, resultado? 5x1, fora o show de Bola, ai contaram a verdade, era o Goiás, e pedimos desculpas aos Esmeraldinos de Goiânia.
Agora são 100 anos de história, e teremos uma Arena, falta o que? A Libertadores? É melhor deixar pra 2014, centenário de um pequeno aqui da Capital.
Vai Corinthians, e obrigado.. por tudo!

Corinthians do meu coração
Toquinho


És grande no esporte bretão,
O passado ilumina tua história.
Ciente de tua missão:
Vitória, vitória, vitória.

Corinthians do meu coração,
Tu és religião de janeiro a janeiro.
Ser corinthiano é ir além
De ser ou não ser o primeiro.
Ser corinthiano é ser também
Um pouco mais brasileiro.

Tens a tradição
De um clube tantas vezes campeão.
Pelos teus rivais, temido;
Pela tua FIEL, querido.

Ser corinthiano é ir além
De ser ou não ser o primeiro.
Ser corinthiano é ser também
Um pouco mais brasileiro.