O fato é que com a possibilidade de o Palmeiras diputar a Libertadores com o maior de todos no ano que vem, eu achei que o nosso co-irmão mais novo e mais fraco continuaria como rival do Corinthians.
Mas o fato não se confirmou, o alvi-verde da capital perdeu para o Verdão de Goiás de maneira ridícula em pleno Pacaembú, casa do Timão, e assim se foi a chance de ser grande novamente...
A "pequenês" do Palestra começou logo com a saída da Parmalat, no primeiro ano sem a empresa (vamos deixar bem claro aqui, que essa de fato foi a maior parceria que um clube brasileiro já fez), em 2002, duas marcas tristes para o ainda grande Palmeiras.
O até bom time contava com nomes como Marcos, Arce, César, Alex e Muñoz, mas conseguiu perder para o Asa de Arapiraca pela segunda fase da Copa do Brasil em pleno Palestra Itália, a casa amaldiçoada verde, não contentes com isso, eles fizeram qüestão de cair para a segunda divisão no mesmo ano. Penso que esse sim foi o pior ano da história do clube.
A década da "pequenação" do Palmeiras estava só começando, no ano seguinte, não disputou o Brasileiro da série A, e ainda de quebra tomou 3 gols em 15 minutos na semifinal do Paulista contra o Corinthians, sem falar do 7x2 contra o Vitória na casa amaldiçoada verde, com a falha grotesca e talvez até proposital do Santo Goleiro Marcos.
Em 2004, ano marcado por até então ídolos como Vagner Love, Diego Souza (aquele) e Lúcio (LÚCIO!) também não foi dos melhores, o time caiu nas semifinais do Paulista frente ao Paulista de Jundiaí e derrotas bisonhas em casa contra Guarani e Flamengo tiraram a possibilidade de título do Brasileiro.
No primeiro ano sem Mustafá Contursi no comando, o cada vez menos Palmeiras ficou em nonô lugar no Paulistão, e conseguiu o mais importante momento da década, uma classificação pra Libertadores na última rodada do Brasileiro vencido pelo Corinthians.
O ano de 2006 começou com 11 vitórias nos 15 primeiros jogos, mas derrotas nos clássicos tirou o Palmeiras do Paulista, na Libertadores mais derrotas em clássico, 2 contra o São Paulo e mais eliminação e no Brasileiro, bem.. o Brasileiro.. uma quase queda para a segunda divisão, que só não foi confirmada graças a uma vitória do Goiás contra a Ponte na última rodada.
Em 2007, eliminado na Copa do Brasil pelo Ipatinga, no Brasileirão mais derrotas em casa, dessa vez para Cruzeiro, Atlético Paranaense, Sport e a pior de todas, contra o Atlético-MG de Emérson Leão na última rodada, derrota que o deixou fora da Libertadores do ano seguinte.
Mais um eliminação "a lá" Palmeiras na Copa do Brasil perdendo de 4x1 para o Sport em casa, 2008, esse que talvez foi o melhor ano da década, ficou marcado pelo título Paulista, depois disso, Professor Luxemburgo disse que iria ganhar 3 títulos no ano, em busca da Sul-Americana e do Brasileiro, mas teve que se contentar com a classificação para a pré-Libertadores do ano seguinte.
No ano pássado, a dança dos técnicos movimentou o Palmeiras, tirar o único que tava dando certo, o "interino" Jorginho talvez tenha sido a pior decisão no ano, ao Palmeiras só restou assistir seu maior rival levantando duas taças e no fim do ano, fez questão de perder um Brasileiro já ganho para o bagunçado Flamengo.
Mas além de tudo isso, o pior ainda estava por vir... 2010!
Até que esse ano o Palmeiras foi bem contra Santos e São Paulo, mas perdeu duas e empatou uma frente ao maior de todos, mas nada de semifinais no Paulista, eliminação precoce na Copa do Brasil (especialidade Verde) contra o Atlético-GO, contratação de ídolos para esconder problemas, pagamento absurdo para alguns jogadores e principalmente pro técnico, esse que por sinal resolveu chamar os profissionais da impresa de palhaços, torcida que se revolta contra jogadores e faz até protesto para o time perder.
E dessa forma o agora verdinho encerrou a década, e para o ano que vem, a diretoria já comunicou os jogadores que ano que vem tem salários atrasados.
Depois de toda essa PALHAÇADA VERDE, eu te pergunto, a esperança é mesmo verde?
