Como disputar uma Libertadores? Analisando o São Paulo podemos chegar a algumas conclusões, e tirar lições...

- Não pode ter medo de arriscar!
Num rápido pensamento aqui, lembro de três casos em que o São Paulo arriscou, pra alguns até demais, e deu certo! Raí, Amoroso e agora Fernandão.
O primeiro, chegou para jogar a final contra o maior rival no Paulistão de 1998, chegou e decidiu! Marcou duas vezes e deu o título para o clube do Morumbi. Amoroso chegou para as semifinais da Libertadores de 2005, e naõ deu outra, foi o principal jogador do time nos últimos jogos e o tri conquistado. O bola da vez é Fernandão, nem é preciso ser um grande entendedor do esporte para ver a diferença do time com Fernandão, aumentou a qualidade do passe, faz o pivô e se movimenta como poucos, diferente do babão Washington, que sempre foi extremamente individualista e babão.
- Não ta dando certo, tira!
Enquanto o Corinthians insistia num Ronaldo totalmente diferente daquele visto ano passado, São Paulo não insistiu no mesmo erro. Tirou Washington!
Talvez, se o Corinthians tivesse mudado o esquema de três volantes quando viu que não tava resultando em nada, as coisas poderiam ser melhores, assim fez o São Paulo, abriu Marlos e Dagoberto pelas pontas.
- Jogadores com a cara do time.
Cá pra nós, aqui, só entre nós, o Tcheco tem cara de jogador do Corinthians? E foi uma das grandes apostas de Mano Menezes! Olhem o São Paulo, Rodrigo Souto e Fernandão tem mesmo a cara do São Paulo, o último mais ainda!
- Marketing é importante, mas não é tudo!
Assim como o Corinthians, o São Paulo também cometeu esse erro, só que percebeu a tempo de mudar. Preocupado com vendas de camisas, ingressos extremamente caros, o Corinthians tem hoje o melhor marketing do futebol brasileiro, mas e o futebol? O São Paulo parece ter esquecido um pouco a história da abertura da Copa no Morumbi e o futebol finalmente apareceu!
- O MAIS IMPORTANTE! BARCELONIZAR!
O que isso quer dizer? Buscar o resultado, não jogar de forma defensiva, jogadores que se entendem, esquema tático definido. E foi isso que o São Paulo fez ontem no Morumbi, massacrou o Cruzeiro, mesmo com a vantagem foi pra cima e matou o jogo. O Corinthians fazia um gol e se fechava, claro, não da pra dizer que é certeza que a "barcelonização" ganha jogo, prova disso é a seleção de Dunga e a Inter de Milão de Mourinho, mas o Barcelona venceu 5 títulos na última temporada, lembram? E o Santos vai para a segunda final do ano, certo?
Falando em Santos...
Coisa feia em garotos? Que choradeira por causa de uma narraçãozinha de nada! Aquilo não teve nada demais, não passou de uma brincadeira, bem mais leve do que a de vocês pra cima do Professor Wanderlei!
Mas no jogo, até o Dunga deve estar torcendo para Júlio Baptista, Kléberson ou qualquer outro ali no meio se machucarem, Ganso decidiu! Estava longe de ser o P.H. que estamos acustumados a ver, mas abriu o caminho para a vitória com um golaço do fora da área, e mostrou muita maturidade no final do jogo, destaco um lance:
Quando o jogo estava começando a esquentar, Paulo Henrique sofreu uma falta no círculo central, Madson abriu pela direita e pediu a bola, Ganso sabendo que Madson com certeza faria umas gracinhas e a coisa podia ficar feia de vez, não tocou para ele, mesmo estando totalmente livre. Parabéns Garoto!
E pra finalizar, parabéns mesmo ao Los Angeles Lakers! Depois de vencer a primeira partida dos Playoffs, com Kobe inspirado e MACHUCADO. A equipe mostrou que tem EQUIPE, além de Kobe, Lamar Odom e Paul Gasol também fizeram o double-double (dois dígitos em dois requisistos). A próxima partida contra o Suns de Leandrinho e Steve Nash é Domingo, em Phoenix, só nos resta esperar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário